Matrículas e Renovação de Matrículas – 2023/2024
Alunos do Agrupamento de Escolas de Vallis Longus participam no Estudo Diagnóstico |2023
Literacias científicas, matemáticas, de leitura e informação
O Agrupamento de Escolas de Vallis Longus foi selecionado pelo IAVE para participar no Estudo Diagnóstico 2023, sendo a sua colaboração fundamental para o sucesso da iniciativa.
A Resolução do Conselho de Ministros nº. 90/2021 de 7 de julho, aprovou o Plano 21/23 Escola +, com o objetivo de mitigar o impacto da pandemia COVID – 19 e promover a recuperação das aprendizagens.
Na sequência das medidas implementadas, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 66/2022, de 22 de julho, veio determinar a realização de um segundo estudo diagnóstico que incidirá numa amostra mais alargada e que terá lugar em janeiro/fevereiro de 2023, destinado novamente à avaliação das literacias matemática, científica, leitura e informação nos mesmos anos de escolaridade, conforme previsto no eixo 3 – «Conhecer e Avaliar» do Plano 21|23 Escola+.
Este estudo envolve a aplicação de tarefas e um questionário aos alunos, com o objetivo de recolher informação relevante para o sistema educativo e para as escolas, de forma a poder identificar as áreas de intervenção prioritária e apoiar a implementação das medidas educativas adequadas à melhoria das aprendizagens dos alunos.
Os resultados obtidos não serão usados individualmente para qualquer avaliação interna ou externa dos alunos ou das respetivas escolas.
A coordenação da participação nacional no Estudo Diagnóstico 2023 é assegurada pelo IAVE.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTE A PÁGINA DO IAVE, I.P. E OS FOLHETOS