Critérios de avaliação 25/26

“A poesia é a coragem da verdade.”
Natália Correia
Ano letivo 2025/26

Critérios de Avaliação

A avaliação é parte integrante do processo educativo, funcionando como instrumento regulador do ensino e orientador do percurso escolar dos alunos. Para além de certificar os conhecimentos adquiridos e as capacidades desenvolvidas, tem como principal objetivo promover a melhoria contínua das aprendizagens.

 

No Agrupamento de Escolas de Vallis Longus, a avaliação baseia-se nas Aprendizagens Essenciais e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, garantindo a aquisição de competências científicas, sociais e pessoais. O processo é contínuo, sistemático e transparente, permitindo que professores, alunos e encarregados de educação acompanhem a evolução e definam estratégias de melhoria.

 

Através destes critérios, assegura-se a equidade, a clareza e a valorização do empenho e do progresso individual, preparando cada aluno para os desafios futuros, dentro e fora da escola.

Critérios Departamento Educação Pré-escolar

Critérios Departamento 1º Ciclo 2024/25

Critérios Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Critérios Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Critérios Departamento de Artes e Expressões

Critérios Departamento de Línguas