Critérios de Avaliação
A avaliação é parte integrante do processo educativo, funcionando como instrumento regulador do ensino e orientador do percurso escolar dos alunos. Para além de certificar os conhecimentos adquiridos e as capacidades desenvolvidas, tem como principal objetivo promover a melhoria contínua das aprendizagens.
No Agrupamento de Escolas de Vallis Longus, a avaliação baseia-se nas Aprendizagens Essenciais e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, garantindo a aquisição de competências científicas, sociais e pessoais. O processo é contínuo, sistemático e transparente, permitindo que professores, alunos e encarregados de educação acompanhem a evolução e definam estratégias de melhoria.
Através destes critérios, assegura-se a equidade, a clareza e a valorização do empenho e do progresso individual, preparando cada aluno para os desafios futuros, dentro e fora da escola.
- Critérios gerais 2025/26
- Critérios Departamento Educação Pré-escolar
- Critérios Departamento 1º Ciclo 2024/25
- Critérios Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
- Critérios Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2024/25
- Critérios Departamento de Artes e Expressões
- Critérios Departamento de Línguas
- Critérios de Avaliação 2024-2025